2/20/2020

Mobilidade sustentável

Coimbra vai ter nove mini-autocarros elétricos

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão contar com mais nove mini-autocarros 100% elétricos na sua frota que vão prestar serviço na cidade, permitindo melhorar o desempenho ambiental da empresa. Este autocarros representam um investimento de 2,8 milhões de euros e vêm reforçar a frota elétrica já em circulação. A adjudicação dos novos veículos e respetivos carregadores das baterias surge na sequência de concurso público. 

Já em junho do ano passado a Câmara Municipal de Coimbra apresentou dez novos autocarros 100% elétricos. De acordo com a autarquia, “em seis meses de utilização foi evitada a emissão de 250 toneladas de CO2 para a atmosfera”. Estes veículos já percorreram 200 mil quilómetros.

A aposta da autarquia nas questões ambientais tem forte pendor para os transportes públicos e, por isso, em novembro do ano passado foi aberto um concurso público para aquisição de cinco autocarros de 12 metros de comprimentos também 100% elétricos. Contudo, nenhum concorrente cumpriu os requisitos para fornecimento. Para aquisição destes veículos, será lançado novo concurso com um valor de base de cerca de 2,3 milhões de euros e um prazo de entrega não superior a dez meses.

Por: Sara Pelicano
Fonte: